Por que usar máscaras?

Não há precedentes ou estudos que antecipem o tamanho do impacto quando o vírus chegar em comunidades carentes, onde o isolamento social é prejudicado pela expressiva aglomeração de pessoas - muitas vezes, famílias inteiras vivendo em um só cômodo - aliada a deficiência das condições de saneamento básico.

 

Há, entretanto, ensaios que demonstram a eficácia do uso de máscaras para desacelerar o contágio e disseminação do vírus, achatando, assim, a curva de progressão dessa pandemia.

O uso de máscaras deve ser aliado às medidas divulgadas pela Organização Mundial de Saúde.  Para combater o vírus de maneira eficaz devemos lavar as mãos com frequência, ficar em casa e praticar o isolamento social sempre que possível.

“(…) você precisa usar uma máscara, porque quando você fala, sempre há gotas saindo da sua boca. Muitas pessoas infectadas são assintomáticas ou pré-sintomáticas. Se elas estão usando máscaras, isso pode impedir que gotículas, que transportam o vírus, escapem e infectem outras pessoas.“ 

George Gao, diretor geral do Centro Chinês de Prevenção e Controle de Doenças para Science Magazine